Itamar dos Anjos apresenta “RESISTÊNCIA” no FIUP – Festival Indígena União dos Povos
Entre os dias 1 e 4 de maio, o artista afro-indígena Itamar dos Anjos leva a força de sua ancestralidade para São Paulo com a exposição RESISTÊNCIA, durante o FIUP – Festival Indígena União dos Povos.
Nascido em Caravelas, no Extremo Sul da Bahia, Itamar traduz em suas obras a memória viva dos povos originários e afrodescendentes. Em telas intensas e carregadas de simbolismo, sua arte é denúncia, celebração e futuro.
A exposição RESISTÊNCIA é um convite para mergulhar na força dos territórios, nos conflitos históricos e na beleza ancestral que ecoam na trajetória dos primeiros povos do Brasil.
As obras Memória, Povos Originários, Não à PL 490 e Era atravessam o tempo, denunciando as pressões sobre a demarcação de terras indígenas e o constante ataque aos direitos dos povos ancestrais. Em uma linguagem que entrelaça o gesto pictórico à força da denúncia, Itamar revisita a trajetória que começa com o “descobrimento” e se estende até os desafios atuais, reafirmando a resistência e a vitalidade das culturas afro-indígenas.

Fotografia Reprodução

Fotografia reprodução
Data: 1 a 4 de maio
Local: FIUP – Festival Indígena União dos Povos
Fazenda Arujabel – Arujá SP